Skip to content

Entrepreneur Profiles

Intellibrand Talks Expansion Plans after Funding from DGF (em português)

26 July 2017

Company: Intellibrand
Investors: DGF Ventures

 

Intellibrand is a digital trade marketing platform that received a R$5m investment from DGF Ventures to fund international expansion. In this interview with LAVCA, Co-founder & Chief Commercial Officer Francesco Weiss talks about the digital marketing landscape in Brazil and Intellibrand’s expansion plans. Interview in Portuguese.

A Intellibrand é uma plataforma de marketing comercial digital que recebeu um investimento de R$ 5 milhões da DGF Ventures para financiar a sua expansão internacional. Nesta entrevista com a LAVCA, o co-fundador e diretor comercial Francesco Weiss fala sobre o panorama do marketing digital no Brasil e os planos de expansão da Intellibrand.

LAVCA: O que é Intellibrand?

Francesco Weiss: A Intellibrand é uma empresa que integra fabricantes de produtos, marcas, distribuidores à varejistas com o objetivo de aumentar resultados financeiros no e-commerce. Isso se dá através de inteligência competitiva e dados acionáveis que fornecemos em nossa suite de produtos voltada para as áreas comerciais e trade marketing. Essas informações se transformam em estratégias preditivas para melhorar o abastecimento, posicionamento, promoção, precificação, conteúdo entre outros pontos que impactam diretamente as vendas.

LAVCA: Quem são os co-fundadores?

Francesco Weiss: Chau Sanh (CEO) é o outro sócio fundador. Somos sócios há quase 8 anos.

LAVCA: Como lançaram o negócio? Já tinham financiamento antes do DGF?

Francesco Weiss: Sim! Iniciamos o negócio em 2013 com 100% do investimento dos sócios. Até Março do ano passado possuíamos uma consultoria de varejo, vendemos a companhia para uma agência de publicidade e fizemos aportes até a entrada da DGF como sócia.

LAVCA: Como conheceram Patrick Arippol da DGF, que esperaram da relação com a firma?

Francesco Weiss: Conhecemos o Patrick em 2014 através de uma indicação, pois buscávamos VCs que poderiam nos ajudar no crescimento de nossa startup. Nossa expectativa com eles é conseguir aproveitar o know-how e a capacidade de mentoria, além de nos apoiar indiretamente no crescimento e aceleração do negócio de forma globalizada. Acreditamos nessa parceria justamente pela visão, experiência e profundidade em que a DGF alcançou estudando nosso nicho de mercado.

LAVCA: Conta um aspecto único sobre o mercado de advertising no Brasil?

Francesco Weiss: A questão do tamanho do mercado em volume de acessos vs o ticket médio e o atraso na transformação digital das empresas.

Hoje nós temos um volume de usuários muito grande, mas nem todos conseguem ou compram online. Seja por fatores culturais, relacionados a logística e meios de pagamento (principalmente cartão de crédito) ou simplesmente por medo.

Além dos fatores acima temos a questão do parcelamento (installment) das compras em até 25x dependendo do varejista.

A regionalização também é algo único, dentro do país temos regiões com culturas e características muito específicas, por exemplo o nordeste possui formas de trabalho totalmente diferente da região Sul, assim como o comportamento dos consumidores.

LAVCA: Agora com esse novo aporte de capital, quais são os seus planos de expansão?

Francesco Weiss: A maioria de nossos clientes são companhias multinacionais. 70% dos clientes possuem headquarters na Europa como Unilever, Melitá, Nestlé, Sanofi e outros. Também temos 20% nos Estados Unidos como Mead Johnson, Abbott.

Com isso, fomos naturalmente acompanhando as visões e propostas de gestão de canais regionalmente. Boa parte delas gerenciam a região LATAM e tem o nível mais alto fisicamente no Brasil, com isso nós estamos apoiando as operações locais de Chile e Argentina, mas uma vez evoluído esse processo devemos expandir para o resto dos países iniciando por México, Colômbia e outros.