Skip to content

Entrepreneur Profiles

Brazilian Agtech Heats up with BR Startups Investment in Tbit (em português)

18 October 2017

Company: Tbit
Co-Founder & CEO: Igor Chalfoun
Investors: BR Startups, Inseed Investimentos

Tbit is an agtech startup that raised R$1m from BR Startups, a fund whose investors include Monsanto, Qualcomm, Algar, Microsoft Participações Brazil. In this interview (in Portuguese) with co-founder Igor Chalfoun, we learn about Tbit’s vision for helping to guarantee food security on a global level.


Tbit é uma empresa de agtech fundada em 2008 para automatizar processos de qualidade dentro do agronegócio, através de visão computacional. Nessa entrevista com co-fundador Igor Chalfoun, aprendemos como a empresa visa garantir a segurança alimentar do mundo trazendo mais eficiência e transparência nas relações comerciais entre produtores e grandes empresas.

LAVCA: Quando começou a empresa? Quem são os fundadores, e o que estavam fazendo antes?

Igor Chalfoun: Tbit foi fundada em 2008 por quatro sócios. Três deles trabalhavam como desenvolvedores em uma empresa que foi adquirida pela Hexagon, o quarto é professor universitário.

Naquela época, sabíamos que o agronegócio possuía muitas demandas por tecnologia e que era um setor muito significativo à economia do Brasil. Como já havíamos trabalhado com processamento digital de imagens em nossas graduações fez total sentido substituir o que especialistas faziam por um sistema automatizado.

LAVCA: O que Tbit faz atualmente? Quem são os clientes?

Igor Chalfoun: A Tbit automatiza processos de qualidade dentro do agronegócio através de visão computacional. Os clientes são todas as empresas dos diversos elos da cadeia de produção e comercialização de sementes, grãos, fertilizantes, rações animais e proteína animal.

LAVCA: Como você enxerga a oportunidade no mercado global de agronegócio?

Igor Chalfoun: A Tbit terá um papel chave na evolução das relações humanas/econômicas em 2 pontos: garantir a segurança alimentar do mundo acelerando processos e trazendo transparência nas relações comerciais entre produtores e grandes empresas.

Como já estamos inseridos nas principais multinacionais dos setores em que atuamos, acreditamos que a internacionalização será um passo natural.

LAVCA: Algum dado sobre tração ou crescimento?

Igor Chalfoun: Esse é o terceiro ano consecutivo que a Tbit triplica seu faturamento. Nosso faturamento já é muito superior ao do valor do fundo.

LAVCA: A Tbit recebeu R$2.1m de investimento em 2014 da Inseed Investimentos. Por qué resolveu captar uma nova roda de capital, dessa vez da BR Startups?

Igor Chalfoun: Acreditamos que a Monsanto e a BR Startups trarão uma visão estratégica sobre o mercado Agro, com importantes informações sobre mercado e sobre a geração de novos produtos.

LAVCA: Quais são seus próximos passos?

Igor Chalfoun: Ampliar a linha de produtos Tbit e iniciar a internacionalização dos produtos da companhia.