Skip to content

Industry News

Pátria Investimentos Enters the Energy Transmission Sector (em português)

13 April 2016

(Press Release) Pátria Investimentos’ infrastructure Fund III will deploy R$2b to construct 1,100 km of energy transmission lines and four substations across the states of Maranhão, Ceará, and Piauí.

O Fundo III de infraestrutura do Pátria Investimentos, uma das maiores instituições de gestão de investimentos do país e controladora do Consórcio Transmissão do Brasil, arrematou o lote A do leilão de linhas de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – maior dos 24 lotes leiloados na primeira etapa do certame, considerada prioritária.

O lote compreende investimentos da ordem de R$2b para a construção de 1,1 mil km de linha de transmissão de energia elétrica, além de quatro subestações, do Maranhão ao Ceará, passando pelo estado do Piauí. Este empreendimento escoará principalmente energia gerada pelos parques eólicos da região Nordeste do Brasil. O contrato de concessão tem duração de 30 anos.

“O setor de energia é parte central das teses de investimento do Pátria. Percebemos que o setor de transmissão se tornou oportuno com o aprimoramento da estrutura de risco e retorno, nos levando a esse primeiro investimento”, diz Marcelo Souza, diretor da área de infraestrutura do Pátria Investimentos.

A gestora tem um histórico relevante de participação no setor de energia. Atualmente, o Pátria é sócio da CPFL Renováveis, maior plataforma de energia renovável da América Latina. Além disso, é sócio da LAP – Latin America Power, plataforma de energia hídrica e eólica no Chile e no Peru. O Pátria também controla a Tecnogera, empresa que fornece soluções de energia temporária.