Skip to content

Industry News

SP Ventures, Criatec manager, will manage the Paulista Innovation Fund

26 November 2013

(Startupi) Desenvolve SP – São Paulo Development Agency – recently announced the launch of a new fund, Fundo Inovação Paulista (Paulista Innovation Fund) which will be managed by SP ventures. The fund will target innovative companies headquartered in the state of São Paulo, with annual turnover of up to R$3.6 million and operating in areas such as agricultural technologies, healthcare technologies, IT, new materials and nanotechnology.

Empresas inovadoras com sede no Estado de São Paulo, faturamento anual de até R$ 3,6 milhões e com atuação em áreas como tecnologias agrícolas, tecnologias para área médica, TI, novos materiais e nanotecnologia. Este é o perfil dos negócios que estarão na mira do novo Fundo Inovação Paulista, recém-lançado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista – e que será gerido pela SP Ventures.

A empresa aproveita sua participação como patrocinadora no evento Open Innovation Week, que será realizado em São Paulo, no WTC, até o dia 27 de novembro, para apresentar o novo fundo, que tem também como investidores, além da Desenvolve SP, a Fapesp, Finep, Sebrae-SP e Corporación Andina de Fomento.

O objetivo do fundo, segundo comunicado divulgado pela Desenvolve SP, “é investir em pequenas e médias empresas e startups de base tecnológica, ampliando as ações do Governo de São Paulo no fomento à inovação”. O Estado é responsável por mais da metade da produção científica do País, além de contar com grande número de Parques Tecnológicos e incubadoras.

“Serão selecionadas de 12 a 15 pequenas e médias empresas para investimento, com atuação em áreas como tecnologia da informação (TI), nanotecnologia, fotônica e ciências da vida. Nosso objetivo é dar condições para que elas transformem suas ideias em produtos inovadores e cresçam, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, antecipa Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

“O Fundo Inovação Paulista irá mirar em negócios inovadores, com alta escalabilidade e com presença em setores com grande potencial ainda inexplorados O Brasil também tem grandes centros de pesquisa e desenvolvimento ligados a instituições acadêmicas, como em nanotecnologia e novos materiais, que precisam de investimento para ganhar escala global e colocar o Brasil no mapa da inovação. São negócios como estes, com uma clara vantagem competitiva e um time empreendedor de alto nível, que estarão no nosso radar”, assinala Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures.

De acordo com ele, o fundo vai comprar participação minoritária nas empresas. A primeira fase, a de investimento, deverá durar cerca de 4 anos. “Depois vem a fase de desinvestimento, onde saímos do negócio e deixamos as empresas caminharem sozinhas”, diz Jardim, informando que os primeiros investimentos devam acontecer ainda este ano.

O Fundo Inovação Paulista faz parte do Programa São Paulo Inova, que conta também com três linhas de financiamento, duas com juros subsidiados pelo Governo do Estado. Além disso, a Desenvolve SP tem parceria com a Finep para o repasse do Programa Inovacred, que prevê o financiamento de pequenas e médias empresas para a introdução de novos produtos, processos, serviços, marketing ou inovação organizacional.