Skip to content

Industry News

Somos Educação Acquires Education Startup AppProva from e.Bricks Ventures (em português)

17 March 2017

AppProva, a Brazilian education portfolio company of e.Bricks Ventures, was acquired by Somos Educação, generating a net IRR of 51%.

(Forbes) A Somos Educação, maior companhia de educação básica no país, adquiriu nesta sexta-feira (10) a startup educacional mineira AppProva. O anúncio foi feito pela e.Bricks Ventures, um dos principais fundos de venture capital do Brasil. A operação foi fruto da relação comercial entre o aplicativo e a empresa de educação, que possibilitou a criação de sinergia entre elas e a percepção de o AppProva complementa os serviços oferecidos pela Somos.

Fundado em 2012 em Belo Horizonte, o AppProva já foi utilizado por mais de um milhão de alunos de oito mil instituições de ensino do país. O objetivo do aplicativo é preparar os estudantes para qualquer tipo de prova ou exame nacional, como Enem, Enade e OAB.

O AppProva já foi utilizado por mais de um milhão de alunos de oito mil instituições de ensino do país

Outro fator importante para a viabilização da aquisição foi o relacionamento do fundo e.Bricks Ventures com o AppProva e a Somos. Especialmente com o aplicativo, do qual o fundo de venture capital era um dos investidores desde 2015, quando realizou o primeiro aporte. “A e.Bricks Ventures teve um papel fundamental na transformação do AppProva em uma empresa robusta”, diz Matheus Goyas, CEO da startup.

A transação gerou um retorno médio anual de mais de 50% aos investidores do AppProva. Entre eles, os mais de 20 integrantes do e.Bricks Ventures, incluindo as famílias Sirotsky e Szajman, além de empresas de diferentes setores.