Skip to content

Industry News

Quadra Capital Invests BRL106m in Brazil’s Codesa

30 March 2022

Quadria Capital invested BRL106m in Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), operator of the ports of Vitória and Barra do Riacho in Brazil.

Brazil Journal) O governo federal deu nesta quarta-feira pontapé inicial para a privatização do setor portuário nacional, com o leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), operadora dos portos de Vitória e Barra do Riacho, em um certame que contou com ofertas de dois participantes e terminou com vitória de um fundo da Quadra Capital.

A oferta do fundo multiestratégia Shelf 119 superou a proposta de consórcio formado por fundo da Vinci Partners e Serveng Civilsan. Após rodadas em viva-voz, o lance vencedor foi de 106 milhões de reais, ante valor mínimo de 1 real.

Os lances começaram com oferta de 100 mil reais pelo consórcio formado por Vinci e Serveng e proposta de 1.000 reais pelo fundo da Quadra.

Além do valor da outorga a ser pago à vista, o vencedor terá que comprar as ações da Codesa por 326 milhões de reais e fazer pagamentos variáveis equivalentes a 7,5% das receitas da companhia durante os 35 anos do contrato de concessão. O vencedor também terá que investir 855 milhões de reais.

A privatização, primeira no setor portuário do país, abre caminho para a o leilão do Porto de Santos, o maior da América Latina e alvo de esforços do governo federal para concessão à iniciativa privada até o final deste ano.

Segundo o edital do leilão, a Codesa teve lucro de cerca de 30 milhões de reais em 2020, recorde da empresa. A receita líquida sofreu queda próxima a 5%, para 131 milhões de reais. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 50,8 milhões de reais.

O porto de Vitória movimentou 6,95 milhões de toneladas em 2020, segundo maior volume da Codesa em 10 anos e praticamente estável sobre 2019.

O governo afirma que o Porto de Vitória tem potencial de “dobrar a movimentação de cargas para 14 milhões de toneladas por ano”. O porto tem 500 mil metros quadrados de área disponível e 14 berços de atracação, boa parte dos quais é operada atualmente pela autoridade portuária.

Já o porto de Barra do Riacho tem uma movimentação de 8 milhões de toneladas por ano, com 860 mil metros quadrados de área total disponível, das quais 522 mil ainda não foram exploradas, segundo o governo federal. O porto conta com dois berços de atracação dedicados à movimentação de granel líquido.