Skip to content

Industry News

Pitanga Makes First Investment in I.Systems (em portugues)

28 March 2013

(Startupi) A escolhida foi a I.Systems, companhia que criou o Leaf, um software para a otimização de processos industriais. Criada por matemáticos e engenheiros da Unicamp, a startup tem sede na cidade de Campinas.

A informação do investimento foi publicada, inicialmente, no jornal “O Estado de S. Paulo”. Um representante do fundo me confirmou as informações por telefone. O valor do aporte não foi divulgado.

O fundo Pitanga tem Eduardo Vassimon (ex-Itaú) e Fernando Reinach (ex-Votorantim Novos Negócios) como sócios gestores e recebeu investimentos de Candido Bracher (Itaú), Fernão Bracher (Itaú), Guilherme Leal (Natura), Luiz Seabra (Natura), Pedro Moreira Salles (Itaú) e Pedro Passos (Natura). No total, os investidores colocaram R$ 100 milhões no Pitanga.

Segundo o “Estadão”, o primeiro contato entre o fundo e os empreendedores aconteceu no início de 2012, com o intermédio da Associação Campinas Startups.

Os sócios-fundadores da I.Systems já haviam recebido dinheiro da Fapesp e do Finep para desenvolver metodologias matemáticas e algoritmos necessários para a automação de sistemas. A criação do Leaf, principal produto da startup, começou em 2009 e ele é usado pelos clientes desde 2010. Entre os clientes da I.Systems estão gigantes como a Coca-Cola e a Ajinomoto.