Skip to content

Industry News

Patria’s Athena Saúde Acquires Hospital Alagoinhas for BRL137.1m (em português)

13 June 2021

Patria’s Athena Saúde has acquired Brazilian Hospital das Clínicas in Alagoinhas for BRL137.1m. 

(Fusões & Aquisições) A Athena Saúde adquire 100% do Hospital das Clínicas de Alagoinhas, na Bahia, por R$ 137,1 milhões, equivalente a aproximadamente 8,4x o EBITDA dos últimos 12 meses findos em março/21.

O Hospital Alagoinhas é um hospital geral de alta complexidade com 102 leitos, além de 4 centros cirúrgicos e 31 consultórios. O Hospital está localizado na cidade de Alagoinhas, no estado da Bahia.

O pagamento da transação será realizado à vista na data de fechamento, descontado a retenção para eventuais contingências.

Athena Saúde Brasil S.A. Fato Relevante
A Athena Saúde Brasil S.A. (“Athena” ou “Companhia”) em cumprimento ao disposto no parágrafo 4° do artigo 157 da Lei n° 6.404/76 e na Instrução CVM no 358/02, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em 11 de junho de 2021, celebrou por meio de sua subsidiária, Hospital Santa Maria Ltda., um contrato de compra e venda de quotas e outras avenças para a aquisição de 100% do Hospital das Clínicas de Alagoinhas S.A (“Hospital Alagoinhas” e “Transação”, respectivamente).

O Hospital Alagoinhas é um hospital geral de alta complexidade fundado em 1970 com 102 leitos, sendo 29 de UTI, além de 4 centros cirúrgicos e 31 consultórios. O Hospital está localizado na cidade de Alagoinhas, no estado da Bahia, com uma área de influência abrangendo uma população de aproximadamente 1,1 milhão de habitantes. Com esta Transação, a Companhia reforça sua estratégia de crescimento no Nordeste do Brasil.

O preço de aquisição (“Enterprise Value”) é de R$ 137,1 milhões, equivalente a aproximadamente 8,4x o EBITDA dos últimos 12 meses findos em março/21, parâmetro que não considera o efeito de quaisquer sinergias operacionais ou administrativas com as operações da Athena.

O plano de integração da Transação prevê sinergias operacionais e administrativas com as operações da Athena nessa região do país, além de garantir uma nova plataforma de expansão comercial para os produtos da Companhia sob o modelo de operação integrada.

O pagamento da Transação será realizado à vista na data de fechamento, descontado a retenção para eventuais contingências, sendo que o Dr. Mauro Azi, atual acionista do Hospital Alagoinhas, receberá ações da Companhia. A conclusão da Transação está sujeita às condições precedentes usuais de mercado para esse tipo de operação.

A Companhia manterá os seus acionistas e o mercado devidamente informados, nos termos das regras aplicáveis e pelos canais apropriados, a respeito de qualquer desenvolvimento relevante da Transação. São Paulo, SP, 11 de junho de 2021 Daniel Gushi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Leia mais em Athenasaude 11/06/2021