Skip to content

Industry News

Grupo Algar to Invest in Fundo BR Startups (em português)

8 December 2016

(Baguete) Grupo Algar, via its corporate venture initiative, will invest in BR Startups fund, created by Microsoft Holdings and managed by MSW Capital.

O Grupo Algar, por meio de sua iniciativa de corporate venture, vai investir no Fundo BR Startups, criado pela Microsoft Participações e gerido pela MSW Capital.

Com a entrada do Grupo Algar, o fundo fortalece seu objetivo de viabilizar a continuidade do ciclo de investimento e desenvolvimento de startups.

A seleção para próxima rodada de aportes, com o apoio da Algar e outros investidores, acontecerá em 2017. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site.

“O Fundo BR Startups tem recebido aporte de grandes empresas que são referência em suas áreas de atuação, ampliando as áreas temáticas para investimento. Com a participação do Grupo Algar, além de telecomunicações, TIC, agronegócio e serviços, o setor de turismo passa a ser alvo de interesse do fundo também”, comenta Franklin Luzes, COO da Microsoft Participações.

O BR Startups conta com investidores como Microsoft Participações, Banco Votorantim, Monsanto, Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), ES Ventures e Qualcomm.

Os investimentos são direcionados a empresas no estágio de pós-aceleração – que já tenham um modelo de negócio validado – porém com porte ainda insuficiente para atrair o interesse de investimento de fundos de Venture Capital Série-A.

Entre as áreas de interesse, o fundo busca soluções inovadoras em áreas como cloud, big data, mobilidade urbana, agritech, fintech, educação, saúde, energia limpa e segurança pública.
O investimento no BR Startups faz parte das ações da Algar Ventures, iniciativa de corporate venture capital que é a grande aposta para aproximar o grupo do ecossistema de inovação.

“Queremos antecipar tendências, buscar inovação disruptiva e gerar novas oportunidades de negócio para o grupo. Acreditamos que, além dos investimentos, a diversificação do nosso portfólio de negócios será a principal motivação para a atração das startups”, garantiu o vice-presidente de Estratégia e Inovação do Grupo, Clau Sganzerla.

Fundado em 1930 e com atuação em todo o Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile, no Grupo Algar trabalham cerca de 23 mil pessoas servindo quase 2 milhões de clientes nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agronegócio, Serviços e Turismo em mais de 1 mil cidades.

Com o investimento do grupo, as empresas poderão dispor de executivos da Algar na mentoria e orientação dos negócios. Além disso, poderão contar com apoio operacional e tecnológico e business networking nos mercados em que o grupo atua.

“A entrada da Algar fortalece e consolida a natureza única multi-corporativa e multi-agente do BR Startups, onde o desenvolvimento de startups inovadores é impulsionado pelo aporte financeiro e, principalmente, pelo aporte da competência e acesso a network de empresas líderes em seus negócios”, completa Moises Swirski, gestor do Fundo BR Startups.