Skip to content

Industry News

Gávea Exits Simpress Comércio Locação e Serviços S.A (em português)

9 January 2015

(Valor Economico) Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda, the Korean Samsung group, obtained approval from the Brazilian anti-trust authority to purchase Simpress Comércio Locação e Serviços S.A., the outsourcing and management company for print services marking a close for Gávea Investimentos, the largest shareholder owning a 43% stake in the company.

A Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda, do grupo coreano Samsung, obteve aprovação da autoridade brasileira antitruste para comprar a Simpress Comércio Locação e Serviços S.A., empresa de terceirização e gerenciamento de serviços de impressão para outras empresas. Despacho no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira informa que a aquisição foi aprovada sem restrições pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O maior acionista da Simpress, com 43% do capital, é GIF II Fundo de Investimento em Participações, gerido pela Gávea Investimentos Ltda. Os demais acionistas, pessoas físicas que detém participações diretas ou por meio de empresas sediadas no Exterior, também vão vender sua parte, de modo que a Samsung ficará com a totalidade da empresa objeto.

Como a Samsung fabrica impressoras, entre outros produtos, a operação aprovada pelo Cade implica integração vertical de atividades. Haverá ainda alguma sobreposição horizontal, pois a Simpress revende impressoras. Diante da pequena participação e mercado das envolvidas, no entanto, a autoridade de defesa da concorrência não vislumbrou prejuízos ao ambiente concorrencial.v

Na documentação entregue ao Cade, a Samsung explica que a aquisição possibilita o “fortalecimento de relações tecnológicas com clientes e parceiros no Brasil”. Diz ainda que quer “expandir suas ofertas no mercado de MPS [Managed Print Services], tendo em vista que se tornou oportunidade valiosa no mercado de impressões”. Sob o ponto de vista dos vendedores, o negócio “mostra-se uma boa oportunidade comercial, que proporcionará a capitalização dos atuais acionistas.”