Skip to content

Industry News

Fundo Aerotec and Criatec II Make Undisclosed Investment in Brazilian Aerospace Startup ALTAVE (em português)

27 March 2018

Fundo Aerotec (managed by Confrapar) and Criatec II made an undisclosed investment in ALTAVE, a Brazilian aerospace startup designing cost-effective air vehicles to monitor ground conditions for a variety of industries, including oil and gas, agrobusiness and mining.

(Press Release) O Fundo Aerotec, investido pela Codemig e gerido pela Confrapar, anunciou recentemente sua mais nova adição ao portfólio de empresas investidas: a ALTAVE, uma indústria aeroespacial brasileira focada na criação de produtos e serviços inovadores. O investimento, cujo tamanho não foi revelado pelas partes, conta ainda com recursos do Criatec II, fundo de investimento em empresas inovadoras de base tecnológica, gerido pela Bozano Investimentos e Triaxis Capital, e que tem como investidores o BNDES, Banco de Brasília, Banco do Nordeste, BADESUL e o BDMG.

Fundada em 2011 por engenheiros egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a ALTAVE é a única indústria no Hemisfério Sul fabricante de aeróstatos cativos (nome dado a veículos aéreos mais leves que o ar ancorados no solo). Dentre os produtos e serviços da empresa, encontram-se soluções de vigilância, monitoramento e telecomunicações destinadas às mais diversas indústrias e mercados, como Defesa, Segurança Pública, Óleo e Gás, Agronegócio, Monitoramento Ambiental, Mineração e Construção. Os aeróstatos cativos são muito mais eficientes que suas alternativas em aplicações que exigem monitoramento de grandes áreas em tempo real e por períodos prolongados. Com grande flexibilidade na altura e no local de instalação, os balões trazem uma redução de custos em relação a drones, helicópteros, satélites e torres fixas.

Em 2016, a ALTAVE ganhou projeção internacional ao implantar com sucesso quatro balões de monitoramento de grandes áreas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, garantindo a segurança de todas as sedes olímpicas. Suas soluções também estiveram presentes em outros grandes eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife, a Copa das Confederações FIFA e a Copa Libertadores.

Com o investimento, os próximos passos da ALTAVE incluem a criação de uma nova sede no estado de Minas Gerais e a expansão internacional para América Latina, Europa e Oriente Médio por meio de parcerias com players locais. O modelo inclusive já foi implementado na França, onde a ALTAVE conta com um distribuidor local – a Airstar Aerospace, que desde julho de 2017 representa o balão brasileiro White Hawk no mercado Europeu.