Skip to content

Industry News

Cade Approves Sale of Schlumberger Oil and Gas Assets to WIS (em português)

15 August 2019

The Administrative Council for Economic Defense of Brazil (Cade) approved the sale of Schlumberger’s oil and gas assets to WIS – Wellbore Integrity Solutions Holdings. This is the first investment of WIS in Brazil’s oil markets.

(Fusões & Aquisições) O CADE Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprova sem restrições a venda pela Schlumberger, para WIS – Wellbore Integrity Solutions Holdings, de seus ativos relacionadas ao setor de petróleo e gás, localizados em Macaé/RJ.

Wellbore Integrity Solutions Holdings L.P. (“WIS”) – A WIS é uma empresa constituída recentemente e indiretamente controlada pelo Rhône Partners V LP e Rhône Offshore Partners V L.P. – fundos patrocinados pelo Rhône Capital V L.P. (coletivamente, “Rhône Capital”) com o propósito de adquirir e, subsequentemente, conduzir o Negócio-Alvo. A WIS atualmente não tem atividades operacionais no Brasil. O Rhône Capital, em conjunto com suas empresas afiliadas, é um fundo de private equity com escritórios em Nova Iorque e Londres.

Schlumberger B.V. (“SCHLUMBERGER”) – A Schlumberger é uma fornecedora internacional de tecnologia de caracterização de reservatório, perfuração, produção e processamento para a indústria de petróleo e gás. Atuante em mais de 85 países, a Schlumberger fornece uma ampla gama de produtos e serviços para esta indústria desde a exploração, por meio da produção e integração de soluções do poro ao duto (pore-to-pipeline) para recuperação de hidrocarbonetos que otimizam a performance de reservatórios.

A WIS pretende adquirir da Schlumberger, seus ativos relacionados aos negócios de (i) Pescaria e Correção (Fishing & Remedial); (ii) DRILCO; e (iii) aluguel de ferramentas e tubos de perfuração (Thomas Tools & Tubular Rental). Todas estas atividades estão relacionadas ao setor de petróleo e gás. O Negócio-Alvo está localizado em Macaé/RJ, onde existe uma instalação a ser transferida e que desempenha as atividades relacionados ao Negócio-Alvo.

A Operação não acarretará mudança na estrutura societária da Empresa-Alvo após a sua realização, visto que se trata de aquisição de ativos.

O Rhône Capital informou que a presente Operação representa uma oportunidade atrativa de investimento e que o Negócio-Alvo se beneficiará do apoio de investidores comprometidos e experientes. A Schlumberger, por sua vez, acredita que os negócios de DRILCO, aluguel de ferramentas e tubos de perfuração, e Pescaria e Correção terão maiores oportunidades de crescimento quando posicionados de maneira única dentro de um portfólio estratégico dos compradores. Esse desinvestimento permitirá que a Schlumberger se concentre em sua principal estratégia de perfuração, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de automação que podem se aprimoradas pela capacitação digital.

A Operação Proposta foi notificada para a autoridade antitruste nos Estados Unidos da América (Federal Trade Commission and Antitrust Division of the U.S. Department of Justice in the United States) e foi concedido o encerramento antecipado do waiting period. A Operação Proposta também pode ser notificada para a autoridade antitruste na Rússia.

Assim, a Operação em tela não levanta preocupações de ordem concorrencial, dado que o grupo adquirente não detém em seu portfólio empresas com atividades horizontal ou verticalmente relacionadas ao Negócio-Alvo, tratando-se, portanto, de mera substituição de agente econômico, o que não traz desdobramentos em termos concorrenciais no Brasil.

Considerando todo o exposto, esta SG conclui que a Presente Operação não levanta maiores preocupações sob o enfoque concorrencial, podendo ser aprovada sob rito sumário. Leia mais em sei.cade

Read more at Fusões & Aquisições.