Skip to content

Industry News

Brookfield Acquires Aldo Solar

6 August 2021

Brookfield acquired Aldo Solar, a distributor of solar home generators in Brazil, for an undisclosed amount. The closing is scheduled for the end of August.

(Brazil Journal) Um fundo de private equity da Brookfield acaba de comprar 100% da Aldo Solar, a maior distribuidora de geradores solares para residências do Brasil.

A empresa de Maringá, que nasceu há 40 anos — dentro de uma Kombi — faturou R$ 1,6 bilhão ano passado e deve dobrar o faturamento este ano.

O valor da aquisição não foi revelado; o closing está previsto para o final deste mês. Na prática, a Aldo compra de vários fabricantes diferentes os componentes que vão num gerador solar: o painel solar, os inversores, os cabos e otimizadores, por exemplo. Depois, ela monta esse kit e vende para milhares de revendedores e instaladores espalhados pelo Brasil.

A Aldo tem mais de 11 mil clientes ativos e já faz mais de 70% de suas vendas no ecommerce.

Para se ter uma ideia da dimensão do negócio: desde que começou a operar, a Aldo já vendeu 160 mil geradores — um terço de todos os geradores solares instalados nos telhados brasileiros (549 mil).

Mas nem sempre foi assim.

Fundada há 40 anos por Aldo Teixeira, a Aldo é uma daquelas histórias clássicas de empreendedores que literalmente saíram do zero. Nos idos anos 80, ele era o “Aldo da Kombi”, um vendedor ambulante de materiais para conserto de televisões e rádios.

O empreendedor circulava pelo Paraná numa Kombi velha vendendo peças de reposição para oficinas e revendas. Alguns anos depois, ele criou uma distribuidora de componentes eletrônicos, que mais tarde passou a representar marcas como Samsung, Intel, HP e Microsoft.

Foi só em 2015 que a Aldo entrou em geradores solares — o negócio que fez a empresa mudar de patamar. (Hoje, os geradores representam mais de 90% do faturamento). O investimento da Brookfield está sendo feito pela vertical de private equity, que tem R$ 26 bilhões sob gestão no Brasil.

Após a compra, Aldo continuará como CEO da empresa e terá um assento no conselho.