Skip to content

Industry News

Astella Investimentos Leads US$1.2m Seed Investment in Brazilian CRM SumOne (em português)

3 July 2018

Astella Investimentos led a US$1.2m seed investment in SumOne, a CRM for small retailers, with participation from Cventures.

(Medium) Segundo Scott Galloway, existem três tipos de empresas: 1) negócios da economia tradicional que vendem um produto que se desvaloriza com o uso 2) negócios exponenciais que vendem um produto digital que se valoriza com o uso, 3) negócios uber-exponenciais que vendem produtos que fazem as empresas da economia tradicional se tornarem exponenciais.Como investidor, o que não falta são empresas que, travestidas de digital, apenas exploram negócios do tipo 1. Felizmente, cada vez mais encontramos empreendedores que tenham negócios do tipo 2 ou do tipo 3. Mas realmente raro, é encontrar oportunidades que sejam do tipo 2 e 3 ao mesmo tempo.

Foi no RD Summit de 2017, que tivemos a sorte de conhecer pessoalmente o Lucas Prim, fundador e CEO da Sumone, uma dessas raras empresas que são as duas coisas ao mesmo tempo: a Sumone oferece ao pequeno varejo, as ferramentas necessárias para que ele se relacione com seus clientes com a mesma eficiência e experiência que as grandes empresas do mundo digital (tipo 3). E a cada novo estabelecimento atendido, centenas de consumidores se adicionam a base da Sumone, permitindo que o pequeno varejo opere ainda melhor e seja mais competitivo que seus concorrentes (tipo 2).

Mas não foi isso que enxergamos nesse primeiro encontro. E talvez eles ainda não tivessem esse posicionamento matador logo no início da jornada. Na verdade, na primeira vez que recebemos o contato deles em nosso site, em maio de 2016, o produto era um gestor de programa de fidelidade, e praticamente ignoramos a oportunidade, simplesmente registrando em nosso CRM: “mercado vermelho. sem vantagem comparativa. time em formação’.

Mas o Lucas tinha visto algumas palestras da Astella e lido alguns dos nossos materiais e nos pediu um call de mentoria em Abril de 2017. Adoramos a honestidade intelectual do papo e registramos: “cara sensacional. 2nd-timer. mas ainda não encontrou o product-market-fit”. Nesse papo, estava claro o desafio: conseguir capturar os dados transacionais do estabelecimento.

Quando nos encontramos em novembro no RD Summit , ele nos contou sobre os diversos sprints de testes que o time conduziu para endereçar o desafio, e nos mostrou o hack: um software que capturava os dados na tela do varejista!. Como não se apaixonar por um herói que invade o castelo pelo esgoto??????

E como não pirar quando você aparece no acampamento dos guerreiros, e encontra uma tropa liderada por co-founders ph@#ásticos? Cadu motivando a infantaria de inside-sales. Paulo coordenando o time de citizen success. E o Marvio costurando o apoio de alianças estratégicas.

Começava assim uma jornada para validar aquelas impressões e conquistar o coração dos empreendedores que iriam a mercado fazer uma captação: o mercado parecia incrível e inexplorado, empreendedores eram vorazes pelo conhecimento, o produto era 10x melhor que qualquer outra alternativa, o pod de inside sales mostrava uma boa produtividade e a geração de leads já era proprietária.

Qual a grande batalha? Assim como os empreendedores, acreditamos que a tecnologia não mais servirá para sucumbir o varejo tradicional mas sim para fortalecer a importância e presença das lojas físicas.

A SumOne hoje é um sistema de marketing para negócios locais que traz a experiência de engajamento e recorrência do cliente final para o varejo offline. Ela ajuda o pequeno e médio varejista a entender seus clientes e engajá-los nos momentos anteriores e posteriores à presença na loja.

O varejo offline tem sim alguns detratores importantes se comparados com o varejo online — todos eles relacionados a experiência dos consumidores, tanto durante o momento de compra nas lojas, quanto no processo de avaliação de alternativas e engajamento com as marcas. É fato que a experiência de compra no varejo físico tem se mantido praticamente a mesma há várias gerações.

Mas o pequeno varejo já começa a usar tecnologia para aumentar a visibilidade operacional e personalizar a experiência do cliente no ponto de vendas. A SumOne surgiu para ajudar o varejo offline a se adaptar a essa nova dinâmica,..

Esses um pouco mais de 2 anos de relacionamento podem parecer um tempo longo. Mas é incrível você ver um time iniciando a jornada, aprendendo com os primeiros erros, evoluindo e construindo o princípio de uma história exponencial.

Ter sido escolhido pela Sumone (empreendedores, time e investidores) nos torna um fundo ainda melhor. Vamos nos dedicar para catapultar ainda mais essa história e ajudá-los a conquistar vários outros castelos, reinos, impérios…Let the game begin!