Skip to content

Industry News

Argentine Crop Analysis Platform ZoomAgri Raises USD3.3m Series A (em português)

27 August 2021

ZoomAgri, an Argentine quality analysis platform for agricultural commodities, raised a USD3.3m Series A from SP Ventures, Glocal, Artesian and GrainInnovate. 

(LABS News) – A agtech argentina ZoomAgri, startup de inteligência artificial voltada para o agronegócio, recebeu US$ 3,3 milhões em uma rodada de financiamento pré-Série A. O aporte foi levantando com investidores já existentes e adicionou capital injetado por empresas de venture capital da América Latina e da e Austrália, tais como SP Ventures, Artesian, GrainInnovate e Glocal.

Fundada em 2017, a ZoomAgri desenvolve soluções para processos de Teste, Inspeção e Certificação (TIC) de commodities agrícolas e alimentos, um mercado de US$ 26 bilhões, combinando tecnologias como visão computadorizada, aprendizagem de máquina e a internet das coisas.

Com clientes em 18 países e um banco de dados com mais de 100 milhões de imagens de vários grãos e oleaginosas, o ZoomAgri desenvolveu uma plataforma para a determinação da qualidade física e pureza varietal de diferentes commodities agrícolas, pré-plantio e pós-colheita.

Segundo Fernando Martinez de Hoz, co-fundador da ZoomAgri, a agtech agora acelerará seu crescimento lançando novas soluções e expandindo geograficamente. “Vamos fortalecer ainda mais nossa posição na América do Sul, Europa e Austrália, e iniciar, num futuro próximo, nossas operações no Brasil, um país que consideramos ser o principal mercado para impulsionar o nosso crescimento, pois é a região que mais cresce em termos de produção”, disse ele.

As soluções da agtech são utilizadas atualmente por todos os participantes da cadeia de fornecimento, como empresas de sementes, agricultores, manipuladores de grãos, exportadores, processadores de grãos, empresas de prospecção e laboratórios.

A ZoomAgri oferece uma solução para determinar em tempo real a pureza das variedades de cevada, trigo e soja, que atualmente é comercializada em cinco continentes diferentes, e tem como clientes a AB InBev, Boortmalt, Soufflet, entre outras empresas. A startup também desenvolveu uma solução para determinar a qualidade física de grãos e sementes oleaginosas em tempo real.

Hoje, a agtech trabalha com um modelo de negócio chamado Vision-as-a-Service (VaaS), no qual os clientes recebem os dispositivos de hardware a custo inicial zero, e pagam apenas pela análise que realizam, podendo pagar por cada análise individual ou uma taxa mensal com uma quantidade ilimitada de análises disponíveis.

“Identificamos uma forte necessidade da indústria por uma determinação de qualidade mais precisa, transparente e rastreável ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Começamos com a cevada, o que fazia sentido devido à nossa base de clientes, em seguida ampliamos para soja e outras commodities como trigo, milho e outras”, disse Matias Micheloud, CTO e co-fundador da ZoomAgri.