Skip to content

Industry News

ABVCAP Announces Fernando Borges of Carlyle New President (em português)

14 April 2014

(Press Release) Fernando Borges, Managing Director and “Co-head” of the Carlyle Group private equity operations in Brazil and in South America, has just been elected new president of the Brazilian Association of Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), for the term of two years (2014-2016).

Fernando Borges, Managing Director e “Co-head” das operações de private equity do Carlyle Group no Brasil e na América do Sul, acaba de ser eleito novo presidente da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP),para o mandato de dois anos (2014-2016). A votação do novo presidente pelo conselho da ABVCAP ocorreu antes da abertura do “Congresso ABVCAP-2014”, que está sendo realizado hoje e amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Os novos vice-presidentes eleitos são Clovis Meurer, da Companhia de Participações (CRP) e Luiz Eugenio Figueiredo, da ABVCAP.

“A perspectiva para a indústria de participação no País é promissora e positiva, uma vez que acreditamos na retomada do crescimento econômico, na recuperação do mercado de capitais e na força do setor produtivo brasileiro”, afirmou Borges, durante coletiva à imprensa.

Segundo Clovis Meurer, ex-presidente da ABVCAP e atual vice-presidente, o mercado de fundos de private equity e venture capital no Brasil vive um momento extraordinário com oportunidades imensas em diversas áreas como educação, infraestrutura, consumo e varejo. “Cada vez mais a indústria de private equity enxerga o Brasil como um país com inúmeras possibilidades, com massa salarial cada vez mais alta, recursos naturais e um parque industrial incrível. O Brasil é um destino natural nos negócios mundiais”, afirma.

O Congresso ABVCAP é o maior encontro da indústria de participações na América Latina, reunindo importantes players do cenário nacional e internacional. O evento contará com a participação de nomes como: David Rubenstein, cofundador do The Carlyle Group; Gustavo Franco, um dos sócio fundadores da Bravo Investimentos; Clovis Meurer, presidente da ABVCAP e superintendente da CRP – Companhia de Participações, entre outros especialistas do setor e gestores locais e internacionais. O Congresso ABVCAP tem o patrocínio do BNDES, FINEP, KPMG, BM&FBovespa, Guernsey, Thomson Reuters, CAF, Deloitte, PWC, IBM e UOL Diveo, além da parceria institucional da ABDI, Apex-Brasil e do BID/Fumin.

Desde que se juntou ao Carlyle em 2007, Borges tem participado ativamente dos investimentos do Carlyle no Brasil, principalmente na aquisição da CVC Operadora e Agência de Viagens S.A. (BVSP:CVCB3), uma das maiores empresas de turismo da América Latina; e da Qualicorp S.A. (BVSP:QUAL3), a maior administradora de benefícios de saúde no Brasil. Antes de se juntar ao Carlyle, Fernando foi Managing Director do AIG Capital Partners e CEO do AIG Capital Investments do Brasil, sendo responsável pela gestão dos ativos de private equity do AIG no Brasil. De 1994 a 1999, Fernando foi Diretor da divisão de private equity do Bozano, sendo responsável pela gestão de um fundo de private equity patrocinado pelo Grupo Bozano,
Simonsen e pela Advent International.

Borges possui mais de 18 anos de experiência em private equity no Brasil, tendo participado em mais de 20 operações neste período. Possui um “Graduate Diploma” pela SAIS – School of Advanced International Studies of the Johns Hopkins University, the Bologna Center, e um Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasilia. Atualmente, participa do Conselho das empresas da carteira do Carlyle na região: CVC Brasil Operadora e Agencia de Viagens S.A., Scalina S.A, Orguel Administração e Participação S.A., Ri-Happy Brinquedos S.A., e Estok Comércio e Participações Ltda (“Tok & Stok”).