Press Releases

Investidores Institucionais Veêm Valor no Ambiente Atual para os Negócios de Private Equity na América Latina

29 September 2015

Contact:
Caitlin Mitchell, LAVCA
1.646.315.6737

• Investimentos diretos de investidores institucionais em companhias privadas latino-americanas vão aumentar
  • Investidores em private equity (LPs) latino-americanos pretendem duplicar a sua exposição ao private equity focado em infraestrutura na América Latina
  • LPs internacionais planejam aumentar os seus investimentos de private equity em ativos re

A metade dos investidores em private equity na América Latina acredita que as baixas avaliações de entrada e a boa disponibilidade de dealflow no continente são atraentes em comparação aos outros mercados emergentes, de acordo com a Pesquisa Coller Capital/ LAVCA de Private Equity na América Latina.

A Pesquisa confirma a tendência dos Limited Partners (LPs) de fazerem mais investimentos diretos (isto é, investimentos proprietários em companhias privadas e co-investimentos junto aos gestores de fundos – General Partners ou GPs). Pouco mais de dois terços (68%) dos LPs esperam contar com investimentos diretos em private equity na América Latina nos próximos três anos, comparado com somente 42% de LPs que atualmente têm exposição direta.

Investimentos de private equity em ‘ativos reais’ é uma área cada vez mais popular. Cerca de 41% dos LPs latino-americanos têm hoje investimentos de private equity em ativos de infraestrutura no continente, mas 88% deles esperam tê-los dentro de três anos. Investidores latino-americanos também pretendem adicionar ativos florestais, imobiliários, de mineração e de campos agrícolas as suas carteiras de investimentos em private equity.

Dentro dos próximos três anos, pelo menos o dobro de LPs internacionais terão investimentos de private equity em ativos imobiliários, de infraestrutura, florestais e de campos agrícolas na América Latina – embora poucos estejam alvejando aumentar a sua exposição à ativos de mineração na América Latina em comparação as suas contrapartes locais.

O ritmo de novos comprometimentos em private equity permanecerá forte no próximo ano, com 95% dos LPs latino-americanos planejando aumentar os seus comprometimentos para esta classe de ativos. Fundos de pensão no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru têm por volta de US$770 bilhões em ativos sob gestão.

LPs que investem em private equity na América Latina indicaram que estão dispostos a olhar novos GPs. Um terço dos respondentes têm investido ao menos uma vez no primeiro fundo latino-americano de um novo GP nos últimos 7-8 anos.

Jeremy Coller, Chefe de Investmentos da Coller Capital, comentou: “É particularmente alentador ver investidores institucionais domésticos e internacionais focarem-se na exposição ao private equity em ativos de infraestrutura na América Latina. Isto é algo que os governos pelo mundo todo esperam encorajar dentro das suas próprias áreas geográficas, como um impulso ao desenvolvimento e bem-estar econômico nacional.”

A Presidente de LAVCA, Cate Ambrose disse: “À medida que o ecossistema de private equity na América Latina continua a amadurecer, nós estamos vendo um interesse maior e mais sustentado dos investidores institucionais globais e locais. Apesar das tendências macroeconômicas negativas atuais na região, os investidores estão tendo uma visão a longo prazo do mercado e estão colocando o seu dinheiro em setores à prova de recessão.”

Fundos regionais são a rota mais popular para acessar ao private equity na América Latina, com dois terços dos LPs internacionais e um pouco mais da metade dos LPs latino-americanos esperando ter investimentos em fundos regionais dentro dos próximos três anos. No mesmo período, 64% dos LPs internacionais esperam comprometer capital em fundos focados no Brasil.

Resultados adicionais da Pesquisa:

A edição 2015 da Pesquisa também reflete os pontos de vista e opiniões sobre os seguintes aspetos do private equity na América Latina:

• Oportunidades e desafios em investir
    • Expectativas de retorno
    • Rotas de saída
    • Estratégias populares de investimento
    • Setores atraentes

– ENDS –

For further information on the Coller Capital/LAVCA Latin American Private Equity Survey – 2014, please contact any of the following:

Shona Prendergast
Montfort, Londres

Caitlin Mitchell:
LAVCA, New York
mailto:[email protected]

Notas aos Editores

• Limited Partners (LPs) são investidores em fundos de private equity
      • General Partners (GPs) são gestores de fundos de private equity
      • Private Equity (PE) é usado como um termo genérico que cobre investimentos de venture capital, growth capital, buyouts e mezzanine
      • Investidores ‘internacionais’ nesta Pesquisa são LPs com sua sede fora da América Latina.
      • A Pesquisa Coller Capital/ LAVCA de Private Equity na América Latina fornece uma perspectiva única sobre as tendências em private equity na América Latina – uma revisão anual dos planos e opiniões dos investidores institucionais em fundos de private equity. Esses investidores, com base na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico são uma amostra representativa dos LPs que investem em PE na América Latina.
      • A Pesquisa coletou as opiniões de 113 investidores pelo mundo todo em junho e julho de 2015. Os resultados são globalmente representativos da população de LPs por localização do investidor, tipo de organização de investimentos, ativos totais sob gestão e experiência em investimentos de private equity.

Sobre Coller Capital

Coller Capital, o investidor global líder em private equity ‘secondaries’, adquire posições em fundos de private equity dos LPs e de carteiras de empresas de proprietários corporativos ou institucionais.

Fundada em 1990 e com sede em Londres, a Coller também tem escritórios adicionais em Nova Iorque e Hong Kong. O time de investimentos multinacional da firma – o maior do mundo dedicado à secondaries – tem um alcançe realmente global.

A Coller Capital investe em todos os tamanhos de transações secundárias: desde posições individuais em fundos de private equity pequenos, até grandes carteiras de ativos diversos; investindo desde US$1 milhão até US$1 bilhão ou mais.

Em 2012, Coller Capital fechou seu sexto fundo, Coller Internacional Partners VI, com um capital de US$ 5,5 bilhões por mais de 200 investidores institucionais líderes em todo o mundo.

O nome Coller é sinônimo de desenvolvimento do mercado secundário. Em 1994, a firma lançou o primeiro fundo secundário europeu; logo depois em 1998 fechou aquele fundo com um mandato global. Em 2000, a firma adquiriu do Royal Bank of Scotland uma carteira de private equity, que vinha da NatWest, avaliada em US$1 bilhão – a maior transação de secondaries do seu tempo – e depois repetiu o recorde em 2004, quando sua compra à Abbey National transformou-se no maior investimento não sindicado do seu tempo.

Investimentos recentes incluem: transações com empresas cotizadas em bolsa de private equity, SVG Capital e 3i; a aquisição de duas carteiras à Crédit Agricole de mais de US$350 milhões em ativos; a compra ao Lloyds Banking Group de uma carteira de PE de US$1,9 bilhões; a criação de um fundo de US$400 milhões para adquirir ativos diretos da Credit Suisse; e a compra à Monte dei Paschi di Siena de uma carteira de fundos e investimentos diretos avaliada em €175 milhões.

Em 2011, a Coller Capital ganhou o prêmio da empresa Private Equity International para a ‘Firma de Secundários do Ano’ pela oitava vez consecutiva. Em 2012, a empresa Real Deals nomeou a firma como ‘Casa de Secundários do Ano’. Em 2013 e 2014, a empresa Financial News nomeou a Coller Capital como ‘Firma Européia de Secundários do Ano’.

Para mais informações da Coller Capitalwww.collercapital.com.

Sobre LAVCA

A Latin American Private Equity and Venture Capital Association é uma organização de membros sem fins lucrativos dedicada a apoiar o crescimento da indústria de private equity e venture capital na América Latina e no Caribe. A filiação da LAVCA é composta por mais de 170 empresas, desde as principais empresas de investimento globais que operam na região aos gestores de fundos locais, do México até a Argentina. Firmas-membro controlam ativos acima de US$60 bilhões, dirigidos à capitalização e crescimento de empresas latino-americanas. Para mais informações, visite www.lavca.org.

For more information visit www.lavca.org.