Empresas de private equity geram investimentos recordes em infraestrutura na América Latina

16 December 2013

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Contato:
+1 646.315.6737
———————-

Negócios de grande porte em petróleo e gás e energia impulsam o setor em 2013

Nova Iorque, 16 de dezembro de 2013 – Investidores de private equity destinarão uma quantidade recorde em investimentos em infraestrutura na América Latina em 2013, de acordo com um relatório especial publicado hoje pela Latin American Private Equity & Venture Capital Association (LAVCA). Em comparação com US$ 3,3b investidos em 2011 e US$ 1,7b investidos em 2012, os resultados preliminares mostram um total de mais de US$3,5b aplicados por investidores de private equity em infraestrutura na América Latina em 2013. A atividade nos últimos meses tem sido acelerada por negócios no setor de petróleo e gás.

Entre as operações significativas concluídas em 2013, em setembro a Capital International (CIPEF) investiu na companhia brasileira QGOG Constellation, prestadora de serviços de perfuração de petróleo e gás. No início deste mês, a Advent International confirmou a aquisição de uma participação minoritária no oleoduto Ocensa na Colômbia por US$ 1,1b, até o momento o maior negócio fechado por um fundo de private equity em 2013.

“O Mercado reconhece que muitos países da América Latina encontram um deficit de infraestrutura necessária para suportar o crescimento da região. A Advent tem identificado algumas oportunidades atrativas nesta área, incluindo a transação anunciada na Colômbia na semana passada”, disse Patrice Etlin, Managing Partner da Advent International e Chairman da LAVCA.

“O interesse em investimentos específicos em infraestrutura na América Latina tem crescido consideravelmente, passando de um setor nicho no mercado de private equity a uma oportunidade importante dentro da indústria dos ativos alternativos”, disse Juan Savino, diretor de pesquisa de LAVCA. “Os negócios fechados em 2013 demonstram que, apesar de alguns desafios regulatórios, os investidores de private equity estão antecipando que eles possam gerar retornos do tipo de private equity com o negócio certo nos setores relacionados a infraestrutura.”

De acordo com o relatório, a atividade no Brasil e na Colômbia em energia, energias renováveis, e petróleo e gás foi particularmente dinâmica. Dadas as expectativas em torno da reforma energética iminente no México, infraestrutura está pronta para continuar sendo um setor de grande interesse para os investidores.

O relatório de LAVCA, Private Equity na América Latina: Enfoque setorial: Infraestrutura e energia, está disponível para os membros da associação e pode ser comprado por não-membros on-line here.

Para efeitos do relatório, LAVCA analiza o setor de infraestrutura em termos de atividade de investimento. LAVCA identifica seis setores principais: energia, óleo e gás, transporte, telecomunicações, energia renovável, e logística.

Sobre a Latin American Private Equity & Venture Capital Association
A Latin American Equity Private & Venture Capital Association (LAVCA) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar o crescimento de private equity e venture capital na América Latina e no Caribe. A filiação da LAVCA é composta por mais de 160 empresas, das principais empresas de investimento globais que operam na região a gestores de fundos locais desde o México até a Argentina. Firmas-membro controlam ativos de mais de US$ 60 bilhões, direcionados à capitalização e ao crescimento de empresas latino-americanas. A missão de LAVCA – promover o crescimento econômico regional através do avanço do private equity e venture capital – é realizada por meio de programas de pesquisa, fóruns de networking, educação e defesa de políticas públicas sólidas. Para mais informações visite www.lavca.org